sábado, 6 de julho de 2013

A lógica por trás do Design


 Existe um grande problema a se enfrentar quando se trabalha com design, e principalmente, quando se trabalha com identidade visual. 

 Muitas vezes você se depara com pseudo entendedores de design, ou com algum dono de empresa que quer colocar seu gosto pessoal acima da lógica que envolve a criação de uma projeto ou identidade visual. Epa, mas quando foi que o design passou a ser algo lógico? Sempre foi assim! - Pelo menos a direção que o layout vai tomar. 

 Um projeto de design, seja ele um layout, uma campanha ou uma identidade visual, necessita de alguma lógica conceitual para constituir um objeto criativo, que seja também acertivo em seu objetivo proposto. São ciências psicológicos, comportamentais e culturais que utilizam de diversos estudos para alinhar a sua comunicação com o impacto que você deseja causar com ela. E nesse ponto, a lógica é muito mais importante que a preferência por determinado estilo ou linguagem. E certas coisas podem, ou não podem! 

 Uma imagem aparece quase que por mágica quando seu conceito está totalmente definido, quando você sabe as formas que deve usar, as cores, a linguagem, a abordagem da mensagem, e por aí vai. E tudo isso deve estar alinhado com a cultura da empresa, sua missão, visão e valores. Quanto mais conteúdo conceitual, e não as suas preferências pessoais, forem aplicados, mais próximo de um design perfeito você está. Vocé goste ou não dele! 

 Antes de intervir em um layout com o seu gosto pessoal, lembre-se, a empresa não é sua, ela é do cliente!

0 comentários:

Postar um comentário