segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O (des)caso do novo logo da Yahoo!

Uma das batalhas mais sangrentas entre as profissões modernas ganhou mais um episódio “interessante”com a chegada do novo logo da Yahoo! ao mundo.


A CEO da Yahoo! e mais quatro designers da empresa — sendo um estagiário — se trancaram no escritório durante um sábado e um domingo e saíram de lá com a nova logomarca da gigante finalizada. Marissa Mayer, que recentemente completou um ano no mais alto cargo da companhia, tem feito um ótimo trabalho desde então, salvando a Yahoo! dos apertos financeiros que tem passado nos últimos anos. Mas ela cometeu um dos mais comuns e perigosos erros do marketing: o “deixa que eu faço”. Marissa que ocupava o cargo de VP de Novos Produtos do Google antes de chegar ao concorrente, passou por várias funções em seus 13 anos de empresa. Lá trabalhou como programadora, designer e gerente de produto antes de chegar a vice-presidência. Tendo trabalhado direta ou indiretamente com design todos esses anos, Marissa não apenas adquiriu conhecimento, como se apaixonou pela área. Ela escreveu em seu blog:

No campo pessoal, eu adoro marcas, logos, cores, design e, acima de tudo, Adobe Illustrator. Eu acho que é um dos programas mais incríveis já feitos. Não sou profissional, mas sei o suficiente para ser perigosa. :)



A paixão pessoal desacompanhada de conhecimento técnico profissional tornou Marissa uma ameaça real para a marca da Yahoo! Quando falo em “marca”, me refiro a muito mais do que uma combinação de cores, formas e símbolos, mas à estratégia, valor e objetivos do negócio. Como escreveu o designer Oliver Reichenstein em um artigo sensacional , “o logo é apenas uma parte de um quebra-cabeças de 1.000 peças”. Fato é que qualquer pessoa que tenha um conhecimento razoável em design gráfico e sabe usar o Illustrator pode criar um logo. E mesmo que você venha de uma grande corporação na qual foi designer no começo de carreira e trabalhe em conjunto com um grupo de talentosos designers, criar um novo logo para uma empresa de bilhões de dólares em um final de semana é, no mínimo, falta de profissionalismo. Só porque você pode, não significa que você deve. Esse é um dos mais importantes conselhos que um gestor de marketing pode receber.

Porém, criar o novo logo com a participação do diretor da empresa e um estagiário em dois dias não foi o único erro no processo de criação. Antes de começar, a Yahoo! fez uma enquete com os funcionários perguntando se o logo deveria mudar, e o que deveria mudar. 87% disseram querer a mudança, sutil ou radical. E eles deram algumas dicas:

  • Fonte sem serifa
  • Tamanhos variáveis das letras
  • Baseline irregular
  • Ponto de exclamação irregular
  • A maioria dos seus logos favoritos usavam letras maiúsculas

Não há problema nenhum em perguntar, mesmo que as pessoas respondam com base em gostos pessoais em vez de aspectos técnicos, é interessante saber o que o público interno pensa a respeito. O problema está se essas “opiniões” se tornarem “orientações” ou pior, “obrigações”. Segundo Marissa, ela e a equipe não viram isso como requisitos, mas o resultado final acabou contemplando vários desses pontos, meio sem querer. Sei… O designer Oliver, citado acima, tem uma sugestão: “Por que ela não faz o mesmo com a estrutura do servidores da Yahoo!? Pergunta a todos sobre qual é a melhor configuração então repassa o relatório aos administradores de rede?”

Na criatividade, poucas coisas são mais nocivas do que as opiniões alheias. Uma crítica pode matar uma ideia em minutos e esterilizar a criatividade de um indivíduo instantaneamente. Por isso, muitos estudos e a história de grandes artistas apontam que menos pessoas levam a melhores resultados. Já pensou se tivesse alguém ao lado de Da Vinci enquanto ele pintava a Monalisa? Jamais teria sido aprovado e a obra não conquistaria a metade da fama que tem hoje.

Design por Comitê



O gráfico acima mostra a relação Pessoas x Qualidade na criação do design. Um trabalho artístico deve ser desenvolvido por uma, talvez duas pessoas e decidido por um número igualmente pequeno. Permitir que várias pessoas com mesmo poder de decisão se envolvam no projeto é uma ótima maneira de tornar o genial em banal.

Empresários e gestores com pouco conhecimento de marketing costumam cometer dois pecados graves com frequência quando se trata de criação gráfica:

1) Querem rápido.
2) Envolvem muitas pessoas.

A Yahoo! cometeu essas duas falhas amadoras e o resultado foi um logo sem novidade, sem graça e que não parece representar a imagem de uma empresa de tecnologia preparada para o futuro. O resultado seria certamente diferente se os três designers tivessem trabalhado 15 dias, sem a presença do estagiário e da diretora. Talento e experiência é vital no processo, mas seus benefícios minguam quando o prazo é curto demais ou há muitas pessoas envolvidas no processo.

Logos podem ser criados em 1 hora ou em 1 mês. Um grande logo é resultado de um processo e não de uma mera combinação visual. Já ouvi histórias de clientes que reclamaram por pagar uma grana preta em um trabalho que durou apenas algumas horas. Paula Scher precisou de décadas de trabalhos e sabe-se lá quantos logos, cursos, “nãos” e cafés na madrugada para conseguir desenhar o logo do Citigroup em um guardanapo durante um almoço. Quando a perguntaram como uma empresa bilionária poderia definir toda sua identidade em um logo feito em questão de segundos, Paula respondeu: “é um segundo em 34 anos”. Tempo é dinheiro, e talento, experiência e criatividade são inda mais caros.

Criar um logo pode ser rápido, demorado, complexo, simples, caro ou barato. O que diferencia quem sabe usar o Illustrator de profissionais é a bagagem que se constrói com os anos. O que realmente importa em um logo é se ele faz sentido para o negócio, se transmite a mensagem, passa confiança, se é compatível com valores profissionais e culturais, se ele se encaixa no quebra-cabeça de 1.000 peças da gestão de uma marca. No fim, a decisão cai sobre uma só pessoa, e se ela não tiver essa visão, nem 100 horas de trabalho de Paula Scher resultarão em um bom logo.

Fonte: pequenoguru.com.br

0 comentários:

Postar um comentário