quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Entenda as Funções Básicas de uma Câmera

Você está começando agora a usar uma câmera fotográfica ou de vídeo e não sabe bem como configurar as funções para ter uma boa captura de imagem? Suas fotos não ficam boas, seus vídeos ficam granulados e com manchas de cores?


Pois é, cada câmera possui suas funções específicas, mas existem configurações de lente que são padrão para qualquer máquina que possibilite funções manuais de configuração. Vamos entender as principais delas:


Quadros por segundo (QPS) ou Taxa de Quadros

A velocidade de captura de quadros é o número de quadros gravados por segundo em um vídeo. Geralmente as câmeras disponibilizam as velocidades 24 QPS (24p), 30 QPS (30p) ou 60 QPS (60p). A 24 QPS, as imagens são gravadas com uma textura mais cinematográ
fica. A 30 QPS, a estética é mais parecida à vídeos de programas de televisão, já a taxa de 60 QPS tende a dar ainda mais definição para os movimentos, é a versão mais utilizada hoje em dia para gravação de vídeos em resolução de 720 ou 1080 (que são os tamanhos da imagem). Mas existem profissionais que afirmam ser o 25p a 720p muito melhor que o padrão 60p a 1080i, em temos de definição de imagens.


Resolução

A resolução Full HD é 1920x1080. Dependendo do modelo da sua câmera, você pode optar por gravar em Full HD a 60 QPS (60p), 30 QPS (30p) ou 24 QPS (24p). A resolução em alta definição (HD) é de 1280x720 e você pode optar por gravar HD a 30 QPS (30p) ou 24 QPS (24p). Como HD é uma resolução menor, diversos modelos também oferecem a gravação em HD 1280x720 a 60 QPS (60p), e quando as cenas forem reconvertidas para 30 qps na pós-produção ou software de edição, podem apresentar um efeito de câmera lenta bem “bacana”.

Outros três fatores também afetam a exposição:


Velocidade do obturador

A “velocidade do obturador” é o tempo pelo qual o obturador fica aberto durante a exposição. É normalmente expresso em segundos ou frações de segundo: 1s, 1/2s, 1/4s, 1/250s, 1/500s... Velocidades altas de obturador reduzem o tempo de permanência da luz que chega ao sensor de imagem, enquanto velocidades mais baixas têm o efeito oposto. Para encontrar a velocidade ideal, recomenda-se pegar o valor que você esta usando de QPS e duplica-lo para atingir sua velocidade do obturador funcional, de modo que ao gravar a 24 QPS seja usado pelo menos 1/50 de velocidade do obturador e, ao gravar a 30 QPS, seja usado pelo menos 1/60. Se preferir você pode usar uma velocidade do obturador menor, que exibirá mais desfoque nos objetos em movimento, e do mesmo modo poderá usar uma velocidade maior, que irá congelar a ação na tela.


Abertura (f/stop)

A abertura controla a intensidade de luz que chega ao sensor de imagem e é geralmente expressa como um número f: f/1.4, f/2, f/3.5, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32. Mudar o número f altera o tamanho do orifício através do qual a luz entra na câmera (a abertura) e, portanto, muda a intensidade de luz que passa através da lente. Quanto maior o número f, menor a abertura, permitindo que menos luz entre na câmera. Use uma abertura maior quando quiser separar o assunto do plano de fundo, ou exibir apenas uma pequena parte da ação em foco, e uma abertura menor quando quiser focar tanto o plano de fundo quanto o primeiro plano.


Sensibilidade ISO

A sensibilidade da câmera à luz pode ser ajustada de acordo com as condições de iluminação. Em geral, quanto maior a sensibilidade ISO, menos luz é necessária para uma exposição, permitindo que sejam usadas velocidades de obturador maiores ou aberturas menores. Se preferir você pode aumentar o ISO, mas lembre-se que, quanto maior o ISO, mais ruído poderá ser visível na cena gravada.



O mais importante a entender é que não existe uma formula correta de configuração, tudo vai depender do que você vai filmar (ou fotografar), como irá fazer isso, quais suas condições de luz, seu ambiente e por ai vai. Para conseguir um bom resultado, o ideal é que você vá testando as diferentes configurações até encontrar uma que fique perfeita para o que você busca. Por exemplo, se você está gravando um vídeo para o youtube, dentro da  sua casa a noite, provavelmente terá pouca iluminação, e por isso será necessário ajustar sua câmera para captar mais luz.

0 comentários:

Postar um comentário