terça-feira, 5 de novembro de 2013

A influência das cores

A cor é a percepção visual do sistema nervoso através da captação da frequência de onda de um feixe de luz. 

Mas, por que isso é importante na escolha das cores que vão representar a minha empresa/produto?



A cor está diretamente relacionada ao sistema nervoso no cérebro, portanto, ela influencia o espectador não só cognitivamente, mas está também relacionado a sensação inconsciente que a cor exerce na pessoa.

Ok, complicou! Vamos a uma explicação mais simples: 

As cores afetam as pessoas de duas formas:

Uma delas é através da relação das cores com a cultura do meio em que se vive, exemplos:

Vermelho: perigo, paixão, guerra, violência, etc.
Laranja: criatividade, humor, festa, etc.
Amarelo: alerta, eletricidade, jovialidade, etc.
Verde: esperança, natureza, social, etc.
Azul: frio, mar, internet, tecnologia, etc.
Roxo: fantasia, mistério, misticismo, etc.
Marrom: sofisticação, melancolia, nostalgia, etc.
Púrpura: violência, dignidade, preciosidade, etc.
Violeta: calma, estima, afetividade, caridade, etc.

Estes são conceitos ligados ao ambiente onde o indivíduo se encontra, e não podem ser tomados como algo absoluto, pois podem sofrer alterações em pequena ou grande escala, por exemplo:

Na maioria dos países ocidentais, a cor relacionada a morte é o preto. Nos funerais as pessoas se vestem em preto para demonstrar seu pesar, representando o sentimento de perda e tristeza.
Já nos países orientais, a cor da morte é o branco, ou em algumas culturas utiliza-se muitas cores vivas no ritual funerário.

A cor, quando tratando-se de um signo, também pode determinar a preferência de um nicho ou grupo de pessoas. Temos o exemplo da Coca-Cola e Bradesco, que apesar de serem marcas mundiais com presença em todo o Brasil, para atingir os consumidores de Parintins no Amazonas, mudaram a cor de seus produtos e faixadas adequando sua comunicação a cultura local.

Agência bancária tem entradas com marcas diferentes: uma azul e outra vermelha (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Faixada do banco Bradesco em Parintins
O outro impacto que a cor exerce é através da sua vibração!
Neste caso, os conceitos podem ser aplicados de uma forma mais exata, pois diferenciam a cor pelo impacto que sua vibração causa no sistema nervoso. Destes conceitos utilizam-se também a medicina (cromoterapia) e arquitetura. Veja abaixo uma imagem mostrando o espectro de cores em uma escala de frequência e comprimento de ondas:


O azul tem uma vibração de menor intensidade, portanto seu impacto no sistema nervoso é menor, relacionando o azul a coisas mais calmas, serenas. Ao passo que o vermelho causa um certo desconforto, uma sensação de ação e movimento.

É claro que a cor depende também da intensidade de luz, quantidade e aplicação que é utilizada para que seus efeitos sejam mais facilmente percebidos.

Veja abaixo quais partes do cérebro são estimuladas com as cores:


Azul
Parte do cérebro: Córtex pré-frontal.
Efeito: Em tom escuro relaciona-se ao poder. Em tom mais claro provoca sensação de frescor e higiene. Está ligado a produtividade e sucesso.

Laranja
Parte do cérebro: Sistema de recompensa - responde pelo prazer e a necessidade de repetição da experiência prazerosa.
Efeito: Mudança, expansão e dinamismo.

Rosa
Parte do cérebro: Área tegumentar ventral - controla a sensação de recompensa pela saciedade da fome, sede e sexo.
Efeito: Em tom claro da a ideia de inocência. O tradicional, feminilidade e rompimento dos preconceitos. O pink, o desejo de iniciar ações individuais.

Amarelo
Parte do cérebro: Sistema de recompensa.
Efeito: passa a mensagem de transparência nas negociações, ou no objetivo do lucro. Significa credibilidade

Cinza
Partes do cérebro: Putâmem - regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado a sensação de prazer. E a Ínsula - coordena as emoções.

Verde
Parte do cérebro: Córtex pré-frontal - ligado as decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidade para conexões emocionais e julgamento social. 
Efeito: remete a natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio. Reforça a ideia de ponderação e coerência.

Marrom
Parte do cérebro: Sistema límbico - estrutura interna que responde pelas emoções.
Efeito: É uma cor pesada, relacionada a conservadorismo.

Branco
Parte do cérebro: Córtex cerebral esquerdo - responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa.
Efeito: Sugere pureza, cria a impressão de luminosidade. Transmite a ideia de frescor e calma. Combinado com outras cores proporciona harmonia.

Roxo
Parte do cérebro: Pólo frontal - ligado ao planejamento de ações e de movimento, e ao pensamento abstrato. 
Efeito: Pode remeter a mistério, também se relaciona a calma e sensatez.

Vermelho
Partes do cérebro: Amígdala e núcleo accumbens - estrutura ligada ao prazer.
Efeito: Emoção, estimulo, dinamismo, sexualidade, virilidade e masculinidade.

Preto
Partes do cérebro: Amígdala - regula o comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional. 
Efeito: Sugere mistério, curiosidade ou superioridade, além de sofisticação e distinção.

Em combinações com outras cores, formas ou outros sentidos (como o olfato e a audição), podem trazer sensações diferentes. Utilize estes conceitos com cuidado, mas como tudo na criação, não fique preso somente nos seus significados, pois criatividade é também sair do óbvio!

Boa sorte!

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