segunda-feira, 8 de julho de 2013

A ignorância vence pelo cansaço


Estou fechando um trabalho para um grupo grande do setor bancário, e a agência de criação deles me pede um logotipo para um banner. Eu envio a imagen em PDF, e algum tempo depois recebo a resposta de que eles precisam da imagem em "Corel vetorizado". O que fazer com a indignação que me corroi com uma resposta destas?

Hoje em dia, o mercado de criação está muito prostituido, vemos cursos de ferramentas de criação como Photoshop, Illustrator, cursos de web design, design gráfico e afins em todo canto. Além disso, sempre temos os "fuceiros", que baixam um programa e aprendem através de tutoriais um ou outro truque, e se apresentam como designers!

Isso não seria um problema se estas pessoas estivessem sendo devidamente formadas em conteúdo e principalemte, sendo capacitadas a lidar com o dia-a-dia de criação. Ou, ouso dizer, buscassem se capacitar em um desenvolvimento mais profissional em seu trabalho.

Digo isso pois é muito comum deparar vez ou outra com agências de clientes (Sim, agências!), que não sabem que um arquivo JPG não possui transparência, ou que é possível fechar um arquivo em vetor no formato PDF. Então você acaba tendo diversos atrasos e retrabalho com agências e clientes que por falta de propriedade no assunto, não sabem fazer o básico do que se propõe. E neste caso o mais preocupante é saber que são estes profissionais, que nivelam os preços e a qualidade dos trabalhos por baixo, que estão desenvolvendo sites, logotipos e comunicação no nosso mercado! 

E o que fazemos para responder a pergunta inicial deste post? Nada! Simplesmente enviamos a imagem no padrão que eles solicitaram, pois depois de muito desgaste, você percebe que é mais difícil fazer com que eles entendam, do que ter o trabalho de salvar a imagem em um outro formato. E aí vem o título deste post.

E viva o nosso Brasil, que prefere um péssimo serviço que lhe economize uns trocados, e nossa compadre China, que vende mais a cada dia, e extingue os bons produtos do mercado!


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