terça-feira, 6 de maio de 2014

O clima te afeta mais do que você imagina

Todo mundo adora um dia ensolarado – a não ser que você seja um vampiro, um cogumelo ou algo assim – e perde um pouco a vontade de viver quando se depara com uma manhã fria e cinzenta. Ok, isso é meio que conhecimento geral, mas a realidade é que a luz do sol possui um papel muito maior no dia a dia da sociedade do que você provavelmente imagina.

Você já fez uma compra incrivelmente estúpida, como um par de cuecas com entrada USB, e depois de um tempo ficou se perguntando como foi possível ter sido convencido a adquirir tal produto? Isso provavelmente aconteceu em um dia ensolarado. Estudos descobriram que um clima agradável pode prejudicar a sua capacidade de julgamento, torná-lo temporariamente mais burro e mais suscetível a ser enganado.


Em um estudo, 122 estudantes foram abordados em dias ensolarados ou nublados e tiveram a tarefa de preencher uma pesquisa sobre um assunto urgente. Em dias de sol, os alunos foram mais facilmente persuadidos por argumentos fracos, como se o clima agradável de fato fosse capaz de nos fazer sentir mais positivos e otimistas em relação a tudo.

Você obtém os mesmos resultados quando tenta convidar alguém para sair com você. Em outro experimento, os pesquisadores pediram para homens atraentes aleatórios abordarem 500 mulheres em dias nublados e em dias ensolarados para convidá-las a sair à noite para beber. Como esperado, as mulheres se mostraram mais receptivas e aceitaram mais convites nos dias de sol do que nos nublados.

E essa história fica cada vez mais estranha. Se você é garçom, tente desenhar um pequeno sol na parte inferior da conta do seu cliente. É isso mesmo: basta ver o desenho de um sol que as pessoas ficam instantaneamente mais generosas e dão gorjetas maiores – independentemente se o sol está realmente brilhando lá fora ou não.

Mas espere, ainda há mais: os pesquisadores também notaram que as bolsas de valores são especialmente ativas em dias ensolarados. E não é apenas a Wall Street – eles rastrearam as 26 principais bolsas de valores ao redor do mundo ao longo de 15 (!) anos e encontraram o mesmo padrão. A razão vem do mesmo fator psicológico do tempo bom: os comerciantes, por mais conservadores que sejam, se sentem mais dispostos a assumir riscos, porque, afinal, está um dia tão bonito lá fora! Nada pode dar errado em um dia tão bonito.


Fonte: http://ahduvido.com.br/5-coisas-interessantes-que-podem-manipular-seu-humor-diariamente

0 comentários:

Postar um comentário