segunda-feira, 8 de abril de 2013

Comunicação e Marketing Gertec

A Gertec é um fabricante de equipamentos para automação comercial e bancária. O trabalho realizado na Gertec consiste no desenvolvimento de todo material de comunicação e planejamento de marketing juntamente com o departamento comercial.



O Marketing
A Gertec vende seus produtos em duas vertentes, a corporativa, atuando diretamente no fornecimento de equipamentos em licitações e grandes projetos, e através de canais de distribuição, onde a cadeia fabricante, distribuidor e revenda levam seus produtos até o consumidor final.

Estande Gertec para a feira comercial Autocom 2010
Esses são dois modelos muito diferentes de atuação, e suas estratégias de comunicação também precisam ser diferentes. Como a Gertec não atua diretamente no usuário final, suas ações são muito focadas em afirmar a marca, com Brand Marketing. Ações de venda direta eram realizadas através de campanhas promocionais para distribuidores e revendas, com premiações para os melhores vendedores do canal. Como diferencial frente a grande quantidade de fabricantes, eram realizados treinamentos exclusivos para os parceiros com apresentações dos produtos e material personalizado do fabricante, participação em feiras comerciais, assessoria de imprensa e eventos fechados como festas de confraternização.
Autocom 2010

Além do comercial, a Gertec desenvolve estratégias de comunicação com suas ReGAT, que são a Rede Gertec de Assistência Técnica, e as Softwares House, que são parceiros na homologação de seus produtos com softwares comerciais do mercado de automação.

Email Marketing

Todas as ações eram feitas nas duas vertentes, brand e vendas, atuando em muitas vezes em parceria com as revendas e distribuidores, desenvolvendo materiais para que eles fizessem o envio para sua base de clientes. Alguns dos exemplos:

Email Marketing Gertec

Email para o Dia das Mães
  
Campanhas

Em uma cadeia onde as vendas estão muito ligadas ao desempenho de parceiros, as ações de vendas devem ser voltadas também aos vendedores dos distribuidores e revendas. 

Portanto, eram desenvolvidas campanhas exclusivas para cada frente de ação no processo de vendas, com identidade visual própria, logotipos, material de comunicação, hot sites e estratégias e regras próprias com metas diferentes de vendas. Além de promoções de menor período independentes das campanhas principais.

Campanha 2009 A Todo Vapor!!!
Banner de premiação de campanha motivacional

Material impresso e Papelaria

Foram realizados para a Gertec diversos tipos de material impresso, como catálogos, folders, peças impressas de produtos, caixas de produtos, banners, cartões de visita, certificados de treinamentos, brindes promocionais, dentre outros. Sempre utilizando-se de materiais ecologicamente corretos.


Catálago Gertec aberto frente
Catálogo Gertec abertoparte interna
Lâmina interna de um caderno (Organizer)

Eventos
Afim de promover maior proximidade entre a empresa e os clientes e parceiros, eram realizados anualmente alguns eventos corporativos como apresentações, palestras, reuniões e festas de confraternização. Esse tipo de evento também era oferecido exclusivamente para os funcionários da empresa, para promover integração dos funcionários e departamentos.

Teaser do evento de final de ano
Convite para festa de 20 anos no Bourbon Street em São Paulo

Enfim, o trabalho com a Gertec resultou em centenas de materiais ao longo dos anos, e uma parceria com muitos frutos para ambas as partes. 

0 comentários:

Postar um comentário